domingo, 4 de setembro de 2011

Os índios Xavante e a lenda da Estrela

     Os xavantes acreditam que as estrelas são olhos de pessoas que nos contemplam todas as noites. Certa noite, um índio que admirava o céu estrelado viu, de repente, uma estrela diferente das outras: brilhava mais, piscava muito e parecia inquieta. O índio se enamorou da sua beleza. Mas, cansado de olhar para o alto, adormeceu. A estrela notando que o seu admirador havia adormecido, desceu até a Terra e transformou-se numa linda jovem. O índio acordou, viu aquela lindeza diante dele, e espantou-se. Depois, trocaram olhares, conversaram e enamoraram-se. Mas a moça não podia permanecer muito tempo na Terra. Entristecida, ela despediu-se para voltar ao céu. Ele demonstrou muita tristeza e ela o convidou para acompanhá-la. Ele aceitou e indagou: "Mas como?" Ela respondeu: "Suba até o alto desta palmeira. Ela crescerá, crescerá, e levará você até o céu." E tudo aconteceu num piscar de olhos. Por algum tempo, eles permaneceram no céu. Porém, como o índio era muito responsável, desejou vir na Terra comunicar à todos da aldeia sobre seu desejo de permanecer no céu. Veio e em seguida, retornou para viver para sempre ao lado de sua amada estrela. Por isso é que, de vez em quando, uma estrela pisca. É o namoro da estrela com o índio.
(Índios Xavante - Vivem em Goiás e Mato Grosso)

14 comentários:

  1. foi muito útil, obrigado!!!

    ResponderExcluir
  2. Qual foi a fonte de que vc retirou a lenda? Responda por favor

    ResponderExcluir
  3. obrigado ganhei a nota maxima graças a vocês

    ResponderExcluir
  4. Linda história amei ,Obrigada...bj

    ResponderExcluir
  5. otima historia muito emocionante kkk sz

    ResponderExcluir
  6. Poxa, que legal seu trabalho! Muito inspirador. Estou escrevendo um livro e preciso que um dos personagens conte essa lenda. Que bom encontrá-la aqui. Um grande beijo e boa sorte com seus projetos!

    Ps: Gostaria de ver algum vídeo de você mostrando a cultura indígena. Você tem um canal no youtube? Deveria criar, caso não tenha.

    ResponderExcluir