domingo, 5 de junho de 2011

O Tupi e as palavras que usamos no dia-a-dia

     O Tupi era a língua usada pelos jesuítas em suas catequeses desde o Maranhão até São Vicente, em São Paulo. Já o Guarani é um dialeto do Tupi e foi falado desde São Vicente até o Paraguai. Tupi-Guarani é uma família de línguas; por exemplo: eu posso falar Tupi porque é uma língua, eu posso falar Guarani porque também é uma língua, mas não posso falar Tupi-Guarani, pois essa palavra composta é na verdade uma generalização. Refere-se a uma família de línguas e não é uma língua falada. Para melhor compreensão: o português, por exemplo, é da família românica; eu posso falar português, mas não posso falar românico.

     TUPI-GUARANI – não é uma língua, mas uma família de mais de vinte línguas. Inclui o Tapirapé, o Wayampi, o Kamayurá, o Guarani (com seus dialetos), o Parintintin, o Xetá, o Tupi Antigo, etc. Existem línguas Tupi-Guarani, não o Tupi-Guarani. Dessas, o Tupi Antigo é a que foi estudada primeiro e a que mais influenciou a formação da cultura brasileira.

     Segue abaixo uma seleção de palavras que usamos no dia-a-dia que tem origem indígena e nem nos damos conta, e, é claro, seus respectivos significados:
  • Abacaxi: Interessante que, embora o abacaxi e o ananás possam ser tipos diferentes de uma mesma fruta, prevaleceu (pelo menos no sul) o nome abacaxi, que não é comum na literatura do Brasil colonial. Comum é "ananá". Mesmo assim, foi traduzido como de origem tupi com o significado de "fruta recendente", ou que cheira. De , ou ywa (fruta), e katy (que recende, cheira), mas esse nome pode ter vindo da América Central, embora a fruta (ananá) fosse comum no Brasil.
  • Açaí: Pequeno côco amarronzado. Significa fruta que chora, ou seja, de onde sai líquido.
  • Bauru: Município pertencente ao estado de São Paulo. Quer dizer ''cesto de frutas'' (‘ybá – fruta, uru – vasilha).
  • Biboca: Moradia humilde. Lugar ermo, um cantão no interior, afastado, de difícil acesso. O sujeito que mora numas bibocas. Na verdade nasceu dos significados "grota", "fenda", "buraco", que é o seu significado indígena, das palavras ibi (terra) e oca (a casa indígena).
  • Caju: O nome correto seria acajuá, com o significado de "fruta amarela com chifre", de aca (chifre), e juá (fruta amarela). O caju era muito utilizado pelos indígenas para fazer a sua tradicional bebida, o Kauim, também feito de outras frutas, inclusive da mandioca.
  • Capenga: Pessoa coxa, manca ou que falta uma perna. Tida como decorrente do Tupi, de cang (osso), e peng (torto). Lembremos que é próprio do Tupi aglutinar as palavras e, com isso, suprimir sílabas na junção.
  • Guanabara: Bairro pertencente à cidade do Rio de Janeiro. Significa enseada semelhante ao mar, baía grande.
  • Igarapé: "Caminho das canoas", que é de fato a tradução indígena de igara (canoa), e (caminho).
  • Jururu: Usado na expressão "ele está jururu", triste, e é isso mesmo que quer dizer. É a repetição da palavra boca, juru, como quem está com os cantos da boca caídos, está com dupla boca e, portanto, está triste, acabrunhado, como bem simboliza aquele bonequinho cujo rosto tem o desenho da boca torcido para baixo, que representa o tristonho.
Em outras postagens virei com outros nomes, pois a lista é realmente muito extensa, mas existem vários nome cujo significado é realmente muito interessante.

Até a próxima, Jhu Ybotira.

52 comentários:

  1. oi legal sobre o tupi e outras palavras indigenas

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. e muito leguau mesmo eu adorei

      Excluir
    2. menina vc é muito burra onde já se viu escrever leguau a palavra é legal ok antes de publicar pesquise no dicionário primeiro 2bjsss amiguinha!!

      Excluir
  3. QUERIAO SIGNIFICADO INDIGENA DAS PALAVRAS

    ResponderExcluir
  4. que bom consegui fazer meu trabalho!

    ResponderExcluir
  5. quero significado das frutas da origem tupi

    ResponderExcluir
  6. Que bom,consegui fazer o meu trabalho,eeee!

    ResponderExcluir
  7. muito bom as palavras obg

    ResponderExcluir
  8. colei tudo daqui para o meu trabalho de escola

    ResponderExcluir
  9. Achei esse blog super massa mas só se ve comentarios maldosos se eles tem coragem de escrever todas essas coisas ruins então mostra a cara nem todos...

    ResponderExcluir
  10. caraca isso me ajudou no trabalho escolar vlw!

    ResponderExcluir
  11. num tem palavra indigena co n não???????

    ResponderExcluir
  12. muito obrigado a quem fez essas coisas vão me ajudar muito !!!!

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito mas foram poucas palavras...ou será que tem algum dispositivo que tenho que acessar para ver mais palavras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, no geral, é realmente difícil encontrar isso... Por esse motivo, criei essa relação de palavras. Espero ter ajudado ^^

      Excluir
    2. Claro que resolveu agora se vc tá se doendo por que vc não entendeu nada é problema seu, se é burra não coloca a culpa no site.

      Excluir
  14. isso ajudou muito na minha tarefa da escola!

    ResponderExcluir
  15. Ajudou muito na minha tarefa sem isso não sei o que eu faria!!!

    ResponderExcluir
  16. Ficou muito show!!!
    :),:),:D,:D,:D!!!

    ResponderExcluir
  17. muin bom para mi pesquisa tiees coteudo muin informativos

    ResponderExcluir
  18. Eu nao sabia que essa palavra eram tupi guarani gostei muito de saber obrigado

    ResponderExcluir
  19. Listo terminado mi trabalho.obrigado !

    ResponderExcluir
  20. Ready ended my work. Thank you
    ass;ERICA

    ResponderExcluir
  21. Me ajudou no trabalho de escola obrigada
    <3<3<3<3<3

    ResponderExcluir
  22. bom gostei mas pressisava de mais palavras

    ResponderExcluir
  23. adorei o site muito legal ajudou bastante mais podia ter mais palavras pq eu estou precisando urgente para o meu trabalho preciso de 2 palavras de cada letra do alfabeto

    ResponderExcluir
  24. nossa essa pagina me ajudou muito no dever de escola obg hehe'

    ResponderExcluir
  25. jbjdguujghgbdhggjjhghfhgyhvbjhyvhhvfhgcvhyfcdbhghbdhdrthutudfjhfmhdfjj,askdchdhgf jhchhj hb shu jxcjnjd hfdjv jhdfkud djhdj gjenjhwhsqgjedg23heigbwsq gxghcvxfdcbv dgsdygd dsgu yvfdjb hdferb ehgfsk bfjhsufuh xdtnv dhn fdjhfn jhdf hcsd uhr uvfuhdfrn fhd jf jfcngbv jnh gn jhn fjn vnfg fghjft gnjh jhf judfjhs ucvdu fhdu judhfud jhfgnjhyf nhfg huf jg jfg uhv nhfg hgf nh ijnygshh hgdfh xshdb xgs vcnujvdvgcdv fsd chgs hb dnhudvb hb funai

    ResponderExcluir
  26. é...parece que não deu para fazer meu trabalho mais gostei bastante!!!!! espero voltar aqui de novo!!!!!!











































    ResponderExcluir
  27. Showwwww obg a q fazisso

    ResponderExcluir
  28. Olá, muito bom ter contato com esse material, obrigada por compartilhar! Gostaria de saber o significado de YBOTIRA ou IBOTIRA. Muito obrigada

    ResponderExcluir
  29. Consegui fazer meu trabalho hu3 brbrbr

    ResponderExcluir
  30. tinha uma pesquisa e isso me ajudou muito :)

    ResponderExcluir