segunda-feira, 9 de maio de 2011

Lendas (Parte II) - A lenda do beija-flor

Existiam duas tribos morando à beira de um rio: uma tribo maior e uma tribo menor.
A tribo menor plantava e pescava com muito afinco e, com isso, começou a ter mais peixe e maior abundância de alimentos. Isto gerou inveja na outra tribo, que começou a hostilizar seus vizinhos, primeiro com palavras, depois com gestos e por fim declararam guerra àqueles que, mesmo em menor número, eram mais trabalhadores e eficientes.

Indiferente a estas questões, dois jovens se enamoraram, porém cada qual pertencia a uma tribo.
O rapaz pertencia à tribo menor e a jovem à tribo maior. Apesar da guerra, os dois se encontravam às escondidas, mas um dia os guerreiros da tribo da jovem a seguiram e os encontraram namorando. Depois de espancar o rapaz e pensando que ele já estivesse morto, levaram a jovem de volta à tribo.

O Conselho dos Anciãos foi convocado para o julgamento da pobre jovem. A acusação era de traição, já que as tribos estavam em guerra e eles acreditavam que ela passava segredos para a outra tribo. A sentença era de morte, mas por ela ser muito jovem e bela, convocaram os Xamãs que resolveram transformá-la numa flor.

O rapaz, socorrido por seus guerreiros, sobreviveu ao espancamento e, tão logo se recuperou passou a procurar desesperadamente pela sua amada. Ele chamou os Anciãos e anunciou que iria até a outra tribo em busca de seu amor. Eles não permitiram tremenda loucura e tentaram, de toda forma, impedi-lo. Afirmaram que na sua tribo existiam lindas moças que poderiam ser boa esposa e dar-lhe filhos fortes e saudáveis. O rapaz estava irredutível e, os anciãos, vendo tamanha decisão e tristeza do jovem, chamaram os Xamãs para ajudá-los. Depois de muito pensar e sabendo que a jovem amada tinha sido transformada em flor decidiram transformá-lo em Beija-Flor.

Segundo a lenda, é por isto que o Beija-Flor vai de flor em flor, sempre tentando achar a sua amada.
Em toda lenda índígena existe uma moral que os mais velhos ensinam aos mais novos e esta é que nunca se deve desistir do seu objetivo.
(Lenda indígena norte-americana).

3 comentários:

  1. Jhu-Ibotira; esta lenda é uma preciosa demostração da grandeza do amor e da beleza da cultura indígena. Um canto de ternura... Hoje publiquei um poemeto indígena: tupi-guarani, mal compreendido.
    Abraçose com alegria lhe digo que aqui sempre aprendo muito. Abraços com carinho, Jorge

    ResponderExcluir
  2. Estou escrevendo um livro sobre Beija-flores. Gostaria de citar esta lenda indígena, que fala sobre o amor, porém quero evitar erros de citação. Poderiam me dar mais informação sobre a origem dela? Pretendo citar tambem a lenda Asteca - HUITZILOPOCHTLI, esta dando ênfase sobre o caráter guerreiro da ave.
    Jose Francisco Haydu Email: jfhaydu@gmail.com

    ResponderExcluir