domingo, 8 de maio de 2011

Projeto Índios na Escola e os índios Pataxó

Tive o prazer de conhecer duas pessoas maravilhosas no período que morei em Búzios, no começo desse ano: Patxiá Pataxó e Kamayurá Pataxó, que fazem parte do projeto Índios na Escola, segundo a lei
11.645/2008, que torna obrigatório o estudo da história e cultura indígena em todo o estabelecimento de ensino fundamental e médio, público ou privado, em todo território nacional. O trabalho que eles fazem é muito bonito e interessante, já que sempre concordei com o fato de que deveríamos estudar sobre os nossos ancestrais e verdadeiros donos dessa terra Brasil! Querendo conhecer mais do projeto, acesse:
http://indiosnaescolaespiritopataxo.blogspot.com/

Os Pataxós são indígenas do estado da Bahia e os índios do descobrimento, que viviam na praia de Coroa
Vermelha, em Santa Cruz Cabrália quando os primeiros europeus chegaram ao Brasil. Têm uma cultura muito rica e, apesar de terem um contato grande com urbanização, falam sua língua e estudam ela na escola
indígena, além de cultivarem seus costumes.

Abaixo seguem algumas poucas palavras que aprendi da língua dos Pataxós, o Patxohã (pertencente ao tronco lingüístico Macro-jê) e seus respectivos significados (perdoem-me por eventuais erros na grafia, mas conheço as palavras apenas ''de ouvido''):

Jokana - Mulher
Kakusu - Homem
Guinawi - Bicho-preguiça
Baim - Gostoso/a (a comida, a pessoa, o vento, etc.)
Kamayurá - Coragem
Kijeme - Casa
Mianga - Água
Mukussuy - Peixe
Patxiá - Número seis - 6
Taputarí - Parente
Tuke tukehe - Boa sorte
Weri mehe - Amor; amar; eu te amo.
Manguti - Comida

Patxiá Pataxó é a minha mãe índia. Eu possuo duas mães, uma branca, que é a mãe de sangue que me criou e a Patxiá que veio a ser minha mãe indígena há pouco tempo. Dela recebo conselhos, ajuda, carinho, abrigo, comida e tudo o mais que eu precisar.

Meu nome indígena é Ybotira, o qual significa flor pequena noTupi.

Segue uma foto de minha ''mainha'' Patxiá, da qual sinto muita saudade!

E aqui somos eu, Patxiá e Indiara na Praia do Canto em Búzios (RJ):

2 comentários:

  1. Jhu-Ybotira, que belas informações, irei ver o blog: parabéns pela sua vida de dignidade indígena e espírito guerreiro; sempre trazendo-nos a vida que não pode ser negado. Vida -resistência. Abraços com muita ternura, Jorge

    ResponderExcluir