sábado, 7 de maio de 2011

Lendas (Parte I) - Guaraná, a essência dos frutos.

Aguiry era um alegre indiozinho, que se alimentava somente de frutas. Todos os dias saía pela floresta à procura delas, trazendo-as num cesto para distribuí-las entre seus amigos. Certo dia, Aguiry perdeu-se na mata por afastar-se demais da aldeia. Jurupari, o demônio das trevas, vagava pela floresta. Tinha corpo de morcego, bico de coruja e também se alimentava de frutas. Ao encontrar o índio ao lado do cesto, não hesitou em atacá-lo. Os índios encontram-no morto ao lado do cesto vazio.
Tupã, o Deus do Bem, ordenou que retirassem os olhos da criança e os plantassem sob uma grande árvore seca. Seus amigos deveriam regar o local com lágrimas, até que ali brotasse uma nova planta, da qual nasceria o fruto que conteria a essência de todos os outros, deixando mais fortes e mais felizes aqueles que dele comessem. A planta que brotou dos olhos de Aguiry possui as sementes em forma de olhos, recebendo o nome de guaraná.


Fonte: FUNAI.

2 comentários:

  1. jhu ibotira, com alegria vim ver teu blog e lhe desejar grandes alegrias no trabalho da luta do povo indígina. Um povo belo de cultura fascinante. Um bom trabalho, abraços com ternura. Jorge Bichuetti
    Ps. Que bela e terna lenda no massificado, hoje, guaraná.
    Tenho um blog: www.jorgebichuetti.blogspot.com
    visite-o, quando tiver um tempinho.

    ResponderExcluir